terça-feira, 10 de abril de 2012

A origem...

Já que vamos fazer um Chá de Panela para a Noivinha da Pavuna e o noivo é graduado em História, pensei, por que não falar um pouco sobre a origem do Chá de Panela???
Depois de longas pesquisas pela internet achei algumas histórias interessantes e resolvi reescrevê-las. Assim, vocês também ficam informados sobre as histórias e lendas que envolvem o casamento. Nas pesquisas feitas no "São Google" não consegui descobrir ao certo qual a origem dessa comemoração. Alguns textos dizem que é Holandesa, mas não consegui confirmação. Minha principal fonte de consulta foi o blog da Mônica Cerimonialista.
  • A história
O tão balado e famoso Chá de Panela, ou Chá de Cozinha, como preferirem, tem uma origem pouco glamourosa, mas com o passar dos tempos foi absorvido por diversas culturas e hoje muitas vezes é uma grande comemoração. Antigamente, as mulheres de poucos recursos, que não possuíam dotes, não conseguiam noivos e eram fadadas à solteirice. Foi então que à partir de iniciativas coletivas(não consegui apurar como, quando e onde), amigos da noiva passaram a se reunir em confraternização e, dando um pouquinho daqui e dali, arrecadaram dinheiro e mercadorias para a noiva em questão. O "Bridal Shower" (Bridal = referente à noiva / Shower = enxurrada), como passou a ser conhecido, passou a ter um papel de "fada madrinha", já que a partir deste gesto entre amigos, a futura solteirona passava a ser uma mocinha casadoira.
Segundo alguns, a origem do Chá de Panela é contada através de uma lenda holandesa. Um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e se recusou a financiar a união dos dois. Então, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram ao casal alguns itens que os ajudariam a mobiliar a casa.
Como podem ver não é de hoje que amigos se reúnem para brindar, felicitar e ajudar o casal nessa nova etapa. Hoje as noivas ocidentais não precisam mais oferecer dotes aos seus noivos, mas mesmo assim a tradição do Chá de Panela se mantém. Muitas vezes os noivos nem precisam, mas essa é uma forma que os amigos têm de ajudar o casal a montar a casa nova com a cara deles e dos amigos também, tornando o lar ainda mais aconchegante.
Além disso, é sempre bom celebrar com os amigos e no caso Chá de Panela além da celebração é um dos últimos momentos de comemorar com a Noivinha seus últimos dias de solteirice.

Quer saber como organizar um Chá de Panela?
  • Festa das mulheres
O Chá de Panela tradicional é uma festa, na qual apenas mulheres participam. Já o Chá Bar reúne amigos do Noivo e da Noiva.
No dia as mulheres fazem brincadeiras (NÃO OBRIGATÓRIO), distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito.
Quem organiza é alguém mais próximo da noiva, como uma amiga, irmã, prima ou mãe. Geralmente as amigas convidadas são as mais íntimas.
No Chá de Panela tradicional, ou chá de cozinha, apenas as mulheres participam.
  • Objetivo da festa
O seu objetivo principal é a despedida da vida de solteira; marcada por muita farra e muitos presentes de copa, cozinha e área de serviço. Recomenda-se que aconteça até um mês antes do casamento, mas no nosso caso isso não será possível. No caso da Noivinha da Pavuna o importante era encontrar uma data que não despertasse o mínimo de curiosidade, pois se não corria-se o risco desta não aparecer!!!!
  • Qual a melhor maneira de organizar esse encontro?
Existem várias maneiras de preparar um chá de cozinha gostoso e bem organizado. A anfitriã pode oferecer a casa e toda a recepção ou sugerir que cada convidada leve um prato de doce ou salgado e a anfitriã providencia as bebidas, que será o nosso caso, a chamada Festa Americana.
  • O que servir?
A comida pode ser: canapés, queijos, patês e pães, salgadinhos, sanduíches de metro ou embrulhadinhos, tortas, petit fours, bolos, docinhos, etc. Tudo deve ser colocado em uma mesa e as pessoas vão se servindo, conforme desejarem. Coloque pratos, guardanapos, bebidas e os copos arrumados.
  • Organizando os presentes
Conforme as convidadas forem chegando é mais prático ter um espaço para colocar suas bolsas e os presentes. Se possível, com uma mesinha e cadeira, para que elas escrevam seus nomes nos presentes e alguma outra coisa que desejarem.Tenha etiquetas autoadesivas, para facilitar a colocação do nome nos pacotes.
  • Convite
O convite deve ser muito original. Nas papelarias você encontra muitos tipos e estilos, mas você mesma pode criar o seu aproveitando o tema com objetos de copa, utensílios de cozinha ou o que a imaginação sugerir. Geralmente, tem um espaço, onde você coloca o item que a pessoa deve levar como presente. Se a convidada precisar vai levar um prato, também deve estar no convite ou combinado previamente.
  • Fazendo a lista de presentes
A lista e relação de presentes deve ser bem bolada. Hoje, muitos casais são gourmets e adoram acessórios especiais e modernos para a cozinha. Outros são práticos e querem só o básico (O NOSSO CASAL). O importante é que sejam úteis e funcionais.
Cada casal tem sua característica própria. Por isso, o gosto deles tem que ser respeitado nessa hora. O ideal é que a noiva escolha o que quer ganhar, escolhendo por uma determinada cor ou material, para ser predominante nos objetos. Ver lista de presentes para chá de cozinha. Quem organiza o evento geralmente providencia tudo.
Existem lojas onde você pode deixar a lista de chá de cozinha. Dessa forma, facilita para as convidadas saberem onde encontrar o item que está no seu convite e a noiva terá todos os objetos que escolheu. Assim que a lista estiver montada todos serão comunicados.
Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre o Chá de Panela, suas histórias, curiosidades e organização. Agora é aguardar as próximas postagens com mais informações sobre o Chá de Panela da Noivinha da Pavuna!

Até breve!!!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário