segunda-feira, 28 de maio de 2012

Utensílios de cozinha, para que servem?


Depois de merecidas férias, agora é hora de voltar a movimentar esse blog. 

O post de hoje foi extraído do Blog da Lu, do site da Magazine Luiza. O objetivo hoje é ajudar a Noivinha a entender melhor a função de alguns utensílios de cozinha que ela provavelmente terá em casa.

Veja para que serve alguns dos utensílios que talvez você ganhará no Chá de Panela da Pavuna.

Concha terrina: é a boa e velha concha de sopa. Ela serve para pegar qualquer tipo de líquido – pode ser um caldo, uma sopa mais consistente, feijão ou até mesmo um ponche de frutas – e passá-lo de um recipiente para outro.
Colher para arroz: é como uma colher normal, só que um pouco maior. Ela é ideal para servir grãos soltos e sem caldo como arroz, grão de bico, milho em lata e outros. Mas ela é muito versátil e também pode ser usada para servir uma sobremesa mais mole, como um pudim, por exemplo. Experimente deixar esta colher à vista: com certeza você encontrará uma nova utilidade para ela!
Garfo trinchante: é aquele garfão de churrasco, com apenas dois dentes, e que é usado para segurar uma carne ou assado na hora de cortar. Cuidado para não tentar usá-lo em uma carne congelada – você pode estragá-lo.
Escumadeira: é aquela peça de cabo comprido com uma grande superfície redonda na ponta. Geralmente é de metal, mas há modelos em náilon e plástico também, que não podem ser usados com óleo quente. Serve para separar um alimento do líquido onde ele foi cozido – por exemplo, tirar um pedaço de carne de um cozido, ou tirar as batatas fritas da frigideira. Em algumas preparações, serve também para tirar a espuma que se forma ao fritar ou cozinhar algo.
Pá para fritura: como o nome já diz, é para alimentos fritos. É bem parecida com uma escumadeira, mas com a ponta retangular com ranhuras. Serve para tirar frituras do óleo, ou para raspar uma chapa e tirar um hambúrguer, por exemplo.
Pegador: é uma peça com duas partes que funciona mais ou menos como uma pinça. Existem vários tipos e modelos, mas todos servem basicamente para a mesma coisa: alcançar, agarrar e servir alimentos. Os pegadores para macarrão, por exemplo, têm dentes que evitam que o espaguete escorregue e volte para a travessa. Os de salada garantem que todas as folhinhas, mesmo as menores, acabem no prato e não na toalha de mesa.
Fouet: O “fouet” é um utensílio de cozinha usado para bater/misturar ou agregar ar a uma mistura. É essencial na preparação de chantilly, claras em neve e mousses sem o uso da batedeira. Facilita o serviço de criar misturas homogênias. No lugar de utilizar garfos ou colheres, o “fouet”, por ter várias hastes, deixa o serviço muito mais fácil.
Espátula Pão Duro: O Pão Duro é uma espátula que tem o objetivo de reduzir as perdas da receita na transferência de um recipiente para outro.

Os utensílios de cozinha podem ter inumeráveis formas e variantes e são fabricados para atividades específicas. Essas pequenas ferramentas facilitam o trabalho na cozinha através de suas formas concebidas especialmente para cada função ou através de detalhes técnicos que os tornam práticos e insubstituíveis. Cortar, mexer, separar, abrir, virar, coar, peneirar ou descascar - para cada função existe um utensílio especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário